domingo, 31 de maio de 2009

Os machados ainda flutuam...

Hoje são 31 de maio de 2009 e eu tive a graça de ir à Igreja da minha noiva. Fazia um tempo que isso não acontecia e, como ela sempre me acompanha na minha empreitada eclesiástica, senti-me em débito com ela e sua comunidade de fé.

Na verdade, desde semana passada, sem cobrança alguma da parte dela (ela é um anjo, acreditem!), eu havia prometido que estaria presente no culto vespertino do dia de hoje em sua Igreja. Deus... Sempre me pegando de surpresa! E o melhor: quando eu mais preciso...

Vocês conhecem aquela imagem de pastor, presbítero, diácono ou seminarista inabaláveis em sua fé? Eu não acredito: somos humanos, cheios de questões, dúvidas, medos, anseios... São tantas emoções (perdoe-me o Roberto), que até nos confundem. Pois bem, após duas semanas bem atribuladas e em "ardente oração" (ainda que cheio de dúvidas - eis o paradoxo da fé!), meu Senhor resolveu me falar, e assim foi...

O sermão foi baseado no texto de 2 Reis 6.1-7. Ouvi atentamente, orei, chorei, senti, recebi, guardei, e agora, escrevi.

Resumidamente, o texto fala de dscípulos de Eliseu buscando um espaço maior para se ter uma vida mais confortável. Chegando ao jordão começam a cortar madeira das árvores para a construção de seus projetos. Mas como vitória sem luta é bobagem, o machado cai na água. Qual o problema? Compra-se outro ali na esquina e tudo certo, certo? Errado!O machado não era um instrumento comum em Israel, e muito provavelmente era caro, devido a sua escassez.

Para piorar o desespero do discípulo, tal objeto era emprestado e ele deveria dar conta disso. E a casa? Caiu... Antes de se levantar, certo? Errado de novo!Eliseu pergunta onde o machado caiu e após se lhe mostrar o lugar, o profeta lança um pedaço de pau sobre as águas e o machado sobe flutuando. O discípulo o pegou sob a ordem do homem de Deus.

Não sei como este texto se aplicou a cada pessoa ali. Não conheço as necessidades de todos. Mas sei das minhas. A casa que tenho buscado edificar, em meio a tantas dificuldades da alma, é uma vida cristã que cumpra a vocação. Essa é minha casa: a obra de Deus, o episcopado almejado de 1 Timóteo 3. Mas em meio há tantas informações, questões e dores próprias do fato de existir, cabe uma pergunta: Em que ponto ou lugar afunda o machado da fé, que nos serve para construir tal casa? E quando isso acontece, não nos parece sobrar apenas o absurdo da existência?

Ora, o Deus que levou o profeta no passado a devolver a esperança do seu discípulo, creio, também levou o profeta de hoje a encher minha alma de esperança, sabendo que Deus é poderoso para suprir qualquer problema e responder-me diante de qualquer necessidade.

Aliás, o machado que afundou também não é meu, é emprestado... é um dom de Deus (Efésios 2.8).

Quando o Mestre disse que "basta a cada dia o seu próprio mal", penso que nada impede dEle ter pensado: "o seu próprio bem também". Por isso creio que os machados ainda flutuam...

E graças a Deus por isso! Amém.

2 comentários:

Roberto Meireles disse...

Muito bom texto meu amigo.
Roberto Meireles

Hermes C. Fernandes disse...

Olá Thiago!

Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog.

Já estou seguindo!

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!